quinta-feira, 16 de maio de 2013

TCC - 3 anos de suor, dedicação, perseverança, lágrimas e sorrisos

Hoje a TCC (Turismo Clássico Catarinense) completa oficialmente 3 anos de 'vida', uma vez que a categoria teve seu início no dia 16 de maio de 2010, em Ascurra.
Mas foi ainda em 2009 que a história tomou forma. No início fui chamado de maluco, sonhador, ingênuo, utopista, burro e idiota. Fui motivo de piadas maldosas, chacotas e gozações que iam das mais 'brandas' até as mais 'ferrenhas'. Algumas vezes argumentei, outras tantas fiquei quieto, e isso tudo vindo de pessoas que "vivem o Automobilismo", que "estão no meio há anos", que se intitulam "profundos conhecedores", e eles apostavam todas as suas fichas que a TCC não passaria da 1ª etapa, se muito, chegaria ao final do primeiro ano."Automobilismo é pra quem tem dinheiro, não é pra quebrado", "quem vai ser louco de montar ou comprar um pau velho pra correr", diziam as 'sábias' vozes.
Não foram poucas as noites em claro, pensando em como fazer tudo, outras vezes pensando em desistir, outras sonhando com o que seria 'do amanhã' da categoria, caso realmente se concretizasse. Gastei tempo, telefone, gasolina, papel, tinta da impressora e dinheiro, quase fui enxotado de casa, perdi amigos, ganhei outros, mas não desisti, pois sabia que muitos que tinham na cabeça o mesmo sonho que o meu e quase nada no bolso começaram a incentivar,  acreditar e 'colocar pilha' nessa história, bem como entusiastas e pilotos daqui e de outros estados.Algumas pessoas que até então eu nunca havia visto na vida entraram em contato, demonstraram interesse e tudo começou a efetivamente a ganhar forma.
Depois de vários meses de trabalho incessante, com uma ajuda especial e fundamental do Sidney Andrade, no dia 16 de maio de 2010 a TCC fez sua estreia, com somente 6 carros no grid, sendo 3 Voyage e 3 Gol (apenas 2 modelos de carro). A 'avalanche' de críticas veio com força novamente, e aos olhos de alguns, isso já era a comprovação de que não daria certo.
Largada da 1ª prova da TCC, em maio de 2010.

Veio a 2ª etapa e lá estavam 11 carros alinhados, sendo 2 Voyage, 4 Gol, 2 Fusca, 1 Brasília, 1 Chevette e 1 Fiat 147 (6 modelos).
Largada da 2ª prova da TCC, em agosto de 2010

A partir daí a categoria se consolidou e o grid foi crescendo para 12, 13, 14 e atingimos 17 carros em 2012, sendo que a média neste ano foi de 16 carros por etapa.
Largada da 5ª etapa da TCC, em dezembro de 2012...
... e a largada da 1ª etapa da TCC, em março de 2013.

Não resta a menor dúvida que a TCC veio para ficar.
Sem falsa modéstia, é uma das categorias que o público mais gosta, curte e aplaude.

O sucesso é grande, os pilotos são unidos e a categoria é uma grande família onde é possível levar as nossas famílias, dividir a churrasqueira, o galão de combustível, a caixa de ferramentas, o isopor de bebidas, as peças reservas, os mecânicos e ainda de vez em quando fazermos uma confraternização entre os pilotos, preparadores e mecânicos.
Ver o sorriso no rosto de cada um, o sonho de ser piloto realizado, simplesmente não tem preço, e graças a TCC isso foi possível para muitos, provavelmente a maioria.
Automobilismo é movido a dinheiro, e isso jamais poderá ser mudado, mas somos a prova de que é possível se divertir ao volante com apenas alguns "cruzeiros" no bolso, sem precisar ter um caminhão de dinheiro.
Com vontade, amor, dedicação e seriedade é possível fazer dar certo!
Para a tristeza e desalento destes descrentes e eternos críticos, só posso dizer o seguinte: tenho comigo ainda muita ingenuidade, permaneço visionário e sonhador, burro e maluco, só um pouco menos idiota do que alguns anos atrás. E pra finalizar: somos amadores, "garagistas" (ou "garageiros"), quebrados de grana, mas também a maior categoria do Automobilismo Catarinense na atualidade!
Quero agradecer  à todos pilotos que fizeram e fazem parte da história da TCC:
- ALAN SCHWARTZ
- ALAN WORMSBECKER
- ALEXANDRE FRANKENBERGER

- ALLISON DO PRADO
- ANDERSON MARAN
- ANDERSON "ANDRÓIDE" RIEPER
- ANDRÉ MORAES
- ANDRÉ "DECO" VIEIRA
- CARLOS "IKE" NODARI

- CLEMERSON CRUZ
- CLIFFORD JELINSKY
- DAGOBERTO MORAES
- EDUARDO "DUDU" BASTOS
- FABIANI GARGIONI
- FABIANO FLEISCHMANN
- FERNANDO RINALDIN

- GEOVANE DO VALE
- JANSER FENDRICH
- JEFERSON PLOTHOW

- JOÃO SEARA NETO
- JOHEDY "POLACO" KUCZKOWSKI
- JONAS WESELEWSKI
- JOSEANE BAUMANN PAULI
- JULIO CORDEIRO

- LAÉRCIO FROHLICH JR.
- LEONE MARCOLLA
- MARCELO PACHECO
- MARLEI ANDERSON TAVARES
- NILSON SCHUTZ

- RAFAEL DEBATIN
- RAFAEL MORAES
- RAFAEL MOTTA

- RAPHAEL SILVA

- ROBSON LEITE
- RUI GARGIONI
- SANDRO MACHADO
- SIDNEY ANDRADE
- SIDO TIEDT
- SÍLVIO LUCHTEMBERG
- TÁRSIS HILDEBRANDO
- THONI LEITE


Obrigado a todos que acreditaram e apoiaram.
PARABÉNS TCC! PARABÉNS FAMÍLIA TCC!!!

Imagens: Acervo pessoal Francis H. Trennepohl / Jimmi Torres - Barulho de Motor / Marcelo Wotroba 

5 comentários:

Adolf Schartner disse...

Excelente matéria, Francis!
Parabéns pelos 3 anos da TCC.
Não fosse a TCC, nem em sonho eu poderia pensar em montar um carro. Infelizmente o automobilismo é um esporte muuuuito caro. Mas graças a TCC, eu, junto com meus filhos, estamos tentando por um carro na pista.
E é como você disse ai em cima. Depois que trouxemos o carro e descarregamos ele aqui em casa, meus vizinhos já me perguntaram; “O que você vai fazer com esse caial velho?”
Ta certo que o visual atual dele não é dos melhores. Mas devagar vamos ajeitando ele. Outros já me disseram que, devido o regulamento, Chevette não tem chances de disputar a ponta. Bem eu não estou nem um pouco preocupado em disputar a ponta. Se nós conseguir botar ele na pista e fazer parte desse esporte, para mim já é uma vitória e não vejo a hora de isso acontecer.
Só nos resta agradecer à você e tentar retribuir de alguma forma.
VIVA A TCC.

Grande abraço.

Ike Nodari #41 disse...

É isso aí Adolf. Vida longa à TCC. Abraços empoeirados.

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Estou ancioso pra ver a equipe Schartner/COME POEIRA na TCC, vai vir com a pintura do antigo e belíssimo opala#1??? Sem mais Francis a TCC é o meu ORGULHO!!!

Adolf Schartner disse...

Fabiani, O layout do Chevetão esta no link abaixo.

http://www.schartnersracing.blogspot.com.br/

Abraços empoeirados.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Valeu galera, obrigado!!!