quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Marcelo Pacheco é Campeão da Turismo Clássico Catarinense "B"

Releases de Pilotos e Equipes - O piloto Marcelo Pacheco fechou com chave de ouro seu ano de estréia em provas de circuito, sagrando-se campeão da Copa SC de Velocidade na Terra, após a realização da 4ª e 5ª etapa realizadas na cidade de Ascurra nos dias 5 e 6 deste mês. Após 10 anos envolvido com provas de arrancada, aonde chegou a ser Campeão Catarinense em 2002, passou cinco anos ausente de competições automobilísticas, voltando em 2011 com muita vontade e sorte.
Participar de corridas de verdade era um sonho de criança, desde os tempos que eu acompanhava o dinossauro Laurí Farias, a bordo do Motor Home da Tadeu Competições, período inesquecível na virada dos anos 80/90. Desde esta época tomei gosto pelos Fiat. Ano passado descobri por acaso a TCC, pois, pesquisava sem compromisso, fotos e matérias sobre Fiat 147, meu carro favorito, quando me deparei com uma foto do Ike Nodari ao lado do falecido 147 #41, cliquei no link e conheci um blog chamado Poeira Na Veia, que na hora me infectou. Estava apresentada a mim a Turismo Clássico Catarinense”.
Marcelo teve muitas dificuldades ao longo do final de semana, devido ao acerto do carburador que teimava em não querer ajudar, o que dificultava muito a tocava nas saídas de curva em segunda marcha, justamente quando precisava de força e tração enquanto a traseira deslizava.
Na 4ª etapa nosso problema era falta de combustível de segunda e terceira marcha e já na primeira volta pensei em parar, mas voltei atrás na idéia e resolvi tocar até o final, mesmo que me arrastando, pensando nos pontos que poderia marcar, até por que a corrida seria mais longa e muita coisa poderia acontecer, como aconteceu”.
A 4ª posição já vinha sendo um bom resultado dadas as circunstâncias, mas com saída da prova da dupla da Devassos Racing fruto, da quebra do motor do Anderson Rieper e a batida do então líder do campeonato Clifford Jelinsky, o segundo lugar estaria garantido, a quatro voltas do final.
No domingo o carro melhorou, mas ainda estava longe do ideal. A pole na B escapou por 0.210, mas a liderança veio já na segunda volta quando Rafael Moraes ficou sem trambulador e abandonou. Entrando na segunda metade da prova, Marcelo sentiu na pele a dificuldade da falta de resposta quando escapou do trilho e bateu na Curva do Restaurante.
O carro não tracionou quando deveria, peguei a farofa e quando o carburador limpou já era tarde, estava subindo o barranco e parando na contra mão”.
Após o acidente, Marcelo perdeu a posição para Rieper mas voltou para pista, porém, com o carro muito instável de reta devido ao estado da suspensão dianteira e traseira, afetadas na batida, mais a tampa do porta malas que ficara aberta pra cima, optou por apenas completar a prova sem forçar nem correr mais riscos e eis que novamente a sorte pediu uma carona e sentou-se ao seu lado, fazendo que Rieper, que assumira a liderança algumas voltas antes e já abrira certa vantagem, parasse após a linha de chegada com a correia do motor solta.
Disse ao Rieper que quando o vi parando, abri um largo sorriso dentro do capacete, mas só vibrei mesmo duas voltas depois, quando recebi a bandeirada do Henrique e, naquele momento gritei, soquei o ar e bati no painel do carro agradecendo a ele, a Deus pela proteção sempre atendida a cada vez que entrei na pista e a todos os que fizeram com que aquele momento se tornasse realidade”.
Com o resultado, Marcelo concluiu a temporada conseguindo por duas vezes subir ao lugar mais alto do pódium, tornado-se o segundo campeão na recente história da TCC-B.
Quero agradecer a todos os envolvidos neste campeonato e que de alguma forma fizeram parte desta história. Pessoas como o Sidney Andrade, que me ajudou muito, dando moral, dicas de pilotagem e trabalhando no carro para que com nosso pouco recurso fossemos adaptando ele pra terra, já que ele veio do asfalto, isso sem me cobrar nada. Ao Francis pela coragem em defender essa idéia e me receber bem, ao A.C.S.C. representado pelo seu presidente, Levi Bini Júnior, a toda família de pilotos da TCC, a minha família e em especial a minha esposa e fiel ouvinte do tema “carros de corrida”, Jamira Furlani. Sem ela eu não teria conseguido. Muito obrigado!
O piloto Marcelo Pacheco em 2011 contou com o apoio das empresas: Otacília Jóias, Sidmed – Dist. e Imp. de Mat. Médicos e Hospitalares, Grafika, Milênio Office Móveis Corporativos e Newlar Representações.

Marcelo Pacheco comemora a conquista do título.

Texto: Divulgação Marcelo Pacheco
Imagem: Jamira Furlani

4 comentários:

Thoni Leite #37 disse...

Parabens Marcelo!

Fabiani C Gargioni #27 disse...

Parabéns Marcelão!!!

Marcelo Pacheco #49 disse...

valeu amigos!

Francis Henrique Trennepohl disse...

Abo que vem quero ver esse Uno só pelo retrovisor... hahahahaha